Como garantir que as ações da empresa sejam vendidas por um preço justo? Simples: entendendo o que é valuation.
A metodologia é utilizada para calcular o valor de compra das ações de uma empresa, para obter um aporte de capital de risco ou quando um sócio deseja comprar a parte dos demais. Também é importante para quem quer investir, pois permite projetar o preço das ações, determinando se o ativo é ou não um bom investimento.
Quer ficar por dentro do assunto? A seguir, explicaremos melhor o que é valuation e como calculá-lo.
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ToggleO que é valuation?
Valuation — ou avaliação, em português — é o processo que determina o preço das ações de uma empresa. A técnica de avaliação mais utilizada é o Fluxo de Caixa Descontado, que projeta a lucratividade de um negócio pelos próximos anos.
Também é possível comparar uma empresa com outras do mesmo segmento por meio de indicadores como Preço Lucro (P/L), Valor de Firma sobre Ebitda (EV/Ebitda) e o Valor Patrimonial (P/VPA).
O procedimento utilizado pode variar de acordo com o segmento da empresa e com os objetivos do interessado na compra. Vale observar, no entanto, que valuation é mais do que uma estrutura financeira: é uma percepção de mercado.
Isso significa que o valor encontrado não é exato, pois as percepções variam segundo o interesse de cada grupo ou investidor.
Por exemplo, suponha que uma empresa de livros comece a vender mais do que o esperado, faturando mais. Isso pode ocorrer com a compra de um romance ou série de sucesso. Assim, seu valuation será maior que o esperado pelo interessado.
Por que a avaliação de uma empresa é importante?
O valuation é utilizado por diferentes modelos de empresas, como, por exemplo, as startups, que utilizam essa estratégia para atrair o interesse dos investidores.
Mas não é só isso. Entender o que é valuation também ajuda os investidores a avaliarem o preço dos ativos postos à venda e, assim, encontrar boas oportunidades de negócio.
Já quem quer vender uma empresa pode usar o valuation para saber quanto ela vale. O mesmo procedimento pode ser realizado na compra ou na expansão de negócios.
É o que ocorre com a fusão entre a Arezzo e a Soma, por exemplo. A primeira tem em seu catálogo marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, AR & Co. Já o Grupo Soma responde pela Hering, Farm e Animale. Juntas, vão operar 20 marcas com orçamento superior a R$ 12 bilhões.
O valuation também pode ser utilizado na sucessão, permitindo calcular o valor recebido por cada parte de forma justa.
Principais métodos de avaliação de empresas:
Fluxo de Caixa Descontado: esta avaliação considera os resultados que poderão ser gerados no futuro. É o método mais utilizado pelo mercado.
Avaliação por Múltiplos: compara a empresa com similares com o mesmo faturamento. Complementa o fluxo de caixa descontado.
Transações Comparadas: analisa o valor de venda de acordo com as empresas similares. É utilizado em conjunto à Avaliação de Múltiplos ou ao Fluxo de Caixa Descontado.
Contábil Valor Patrimonial: estabelece o valor a partir do patrimônio líquido. Útil quando há grande ativo imobilizado ou para empresas com dificuldades financeiras.
Liquidação: o valor de venda leva em conta os passivos e os ativos. É indicado para avaliar empresas que operam no prejuízo.
Valor de mercado: não se relaciona diretamente ao valuation, pois avalia o desempenho das empresas de capital aberto com ações de alta liquidez e a relação entre preço e volume das ações negociadas.
A FB Advisory tem vasta experiência em valuation de empresas de todos os segmentos, que atuam no Brasil e no exterior. O processo é personalizado, rápido e seguro. Quer saber mais? Entre em contato com a FB Advisory e conheça nossas soluções!
Quais são os tipos de valuation?
Ao fazer o valuation, é preciso analisar diversos componentes e estimar o valor dos ativos tangíveis e intangíveis. Como dissemos, o Fluxo de Caixa Descontado é um dos métodos mais utilizados para determinar o valor real de uma empresa.
No entanto, existem outros tipos de valuation utilizados por quem quer investir em uma empresa:
Valuation contábil
Avalia o balanço patrimonial da empresa sem considerar bens intangíveis como o valor da marca, franquias, tecnologia, relacionamento com cliente e invenções já patenteadas.
Valuation pré-investimento e valuation pós-investimento
Reflete o valor da empresa antes de receber um aporte financeiro, assim como o valor alcançado após o investimento. O objetivo é saber se as ações se valorizaram com o tempo.
Por exemplo, de forma simplificada, podemos dizer que, se o valuation da empresa antes do aporte era de R$ 10 milhões e houve um investimento de mais R$ 10 milhões, o cálculo ficaria assim: R$ 10 milhões + R$ 10 milhões = R$ 20 milhões. Ou seja, o valuation pós-investimento é de R$ 20 milhões.
Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
Contabiliza os valores recebidos e gastos pela empresa em um determinado período. Considera os os seguintes itens:
Estimativa de fluxo de caixa: valor total gasto pela empresa em um determinado período.
Taxa de desconto: faz a projeção do fluxo de caixa por meio da análise dos custos de capital e dos riscos sobre o empreendimento.
O FDC, portanto, projeta a situação futura da empresa, avaliando descontos e riscos.
Múltiplos de Mercado
A análise dos indicadores financeiros, também conhecidos como múltiplos, é uma referência para o cálculo do valuation. É utilizada para comparar negócios semelhantes por meio dos seguintes múltiplos:
Preço/Lucro (P/L)
É resultado da divisão da ação do momento (P) pelo lucro obtido com a venda (L ou LPA). Já o LPA é encontrado ao se dividir o lucro da companhia pelo número de ações emitidas.
O ideal é combinar o P/L com outros indicadores financeiros da empresa.
Enterprise/Ebitda (EV/Ebitda)
Fornece o valor de mercado da empresa somado às dívidas líquidas e é utilizado para entender a capacidade de crescimento do negócio. Ebitda é um indicador de lucratividade somado ao lucro operacional líquido, depreciação e amortização.
O indicador é encontrado ao dividir o valor da empresa (EV) pelo Ebitda. Empresas pouco valiosas têm valores baixos, enquanto as caras têm valor mais alto.
Dividend Yield (DY)
O Dividend Yield é encontrado ao dividir o valor dos dividendos distribuídos em um determinado período pelo valor de venda da ação.
Por exemplo, os dividendos da Petrobras são uns dos maiores atrativos da empresa. Em 2023, seu DY foi de 29,58%, tornando a empresa uma das maiores pagadoras do país. Em 2022, a empresa foi a que mais distribuiu dividendos entre os acionistas no mundo, com com DY de 58,84%.
Preço/Valor Patrimonial (P/VPA)
É obtido ao dividir o preço da ação (P) pelo valor patrimonial por ação (VPA). O resultado permite saber se a empresa é bem avaliada pelo mercado.
Como calcular o valuation da sua empresa?
O valuation envolve a análise do balanço financeiro da empresa, e esse processo inclui as seguintes etapas:
Análise do fluxo de caixa
Contabiliza recebimentos e gastos previstos em um determinado período. Por exemplo, nos últimos 5 anos, quais valores a empresa receberá dos clientes e quais são os gastos previstos com colaboradores, terceirizados, ações judiciais e despesas fixas ou variáveis?
Além disso, é preciso aplicar a taxa de desconto na projeção do fluxo de caixa. Caso a empresa queira analisar os últimos 5 anos, é necessário aplicar a taxa 5 vezes, ou seja, todos os anos.
O valor é definido conforme o tipo de negócio e calculado de acordo com o rendimento da empresa na Bolsa de Valores.
Some todos os fluxos descontados
O fluxo de caixa precisa ser atualizado para o valor atual. O valor residual, portanto, representa a geração de caixa da empresa nos próximos anos, considerando que o cenário econômico não passe por transformações bruscas demais.
Como a FB ajuda nesse processo?
A FB Advisory é uma empresa de consultoria especialista em M&A. Assessoramos compradores e vendedores a entender melhor sua valuation e a fechar bons negócios.
O time multidisciplinar da FB Advisory, formado por profissionais competentes, experientes e dedicados, realiza um trabalho de qualidade utilizando as metodologias desenvolvidas especialmente para garantir resultados positivos e proteger o seu investimento.
Auxiliamos empresas de todos os setores a atenuar os riscos inerentes ao processo de fusão e aquisição de empresas, apoiando decisões estratégicas e o desenvolvimento de projetos.
Temos um relacionamento próximo com nossos clientes, agilidade na entrega e um preço bem competitivo.
Estimamos o valor da empresa considerando os ativos e passivos atuais e expectativas futuras. Com base nos resultados e na tendência de crescimento, é possível estimar o potencial de alta que existe para o investimento. Assim, os compradores se sentirão mais seguros para fechar negócio.
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